Tubulação de Gás
Tubulação de Gás é:
O conjunto de redes de canos responsáveis pelo abastecimento de gás em prédios, condomínios e industrias e outros segmentos formando uma instalação de gás. O material mais usado e mais indicado pelas normas da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas na tubulação de gás é o cobre pois é o que mais se adequá as condições de temperatura, pressão e altura do edifício, além da estrutura da rede de tubulação de gás e das características arquitetônicas da edificação. A quantidade de conexões na tubulação de gás, as características da mão de obra de instalação e a oferta de suporte técnico também são pontos positivos do material
A tubulação de gás com canos de cobre rígido são com certeza as mais usadas em redes de gás. Pois ela atende todas as pressões e estão disponíveis em diversos diâmetros alem de ser muito resistente. Porem exigem mão de obra especializada para a execução das conexões.
É imprescindível e de total responsabilidade do condomínio realizar testes periódicos na tubulação de gás do prédio ou condomínio. Existem vários processos de manutenção preventiva e de recuperação de tubulação de gás em estados de deterioração, a Aplitec realiza os principais:
Manutenção e Recuperação com Resina em Tubulação de Gás
Dicas de Segurança e Legislação:
O tubo de cobre é utilizado em vários serviços: água potável, aquecimento, gás, gases medicinais, sistemas de energia solar, extintores de incêndio, sistemas de ar condicionado. Ele atende aos requisitos de segurança em uma ampla gama incomparável de temperaturas e pressões.
Reciclável: Em casos de demolição ou renovação, tubos de cobre podem ser 100% reciclados sem perda de desempenho; assim, o volume de resíduos em aterros não é aumentado e os recursos das minas não são mais explorados.
Tubos de cobre para gás podem ser colocados em quase toda parte: interior e exterior, incorporado, no solo ou em estruturas dedicadas, porque é capaz de cumprir os requisitos de segurança para este tipo de instalação. O metal vermelho não é permeável a gases e ar, de forma que nenhum vazamento (Saiba mais sobre vazamentos clicando aqui ) ou contaminação de fora é possível; oxigênio, raios UV e temperatura não diminuem suas propriedades mecânicas.
Instalações de gás – Check Up Predial
Mantenha produtos inflamáveis longe dos aquecedores a gás
Verificar se existem instalações elétricas próximas das instalações de gás, sem estarem protegidas
Certificar-se de que todos os equipamentos a gás tenham uma válvula em local de fácil acesso
Em caso de reforma, não modifique o ambiente onde foram instalados os equipamentos a gás. Oriente o encanador ou pedreiro sobre a existência e cuidados com a tubulação de gás.
Art. 1.331. Pode haver, em edificações, partes que são propriedade exclusiva, e partes que são propriedade comum dos condôminos.
(…)
§ 2º O solo, a estrutura do prédio, o telhado, a rede geral de distribuição de água, esgoto, gás e eletricidade, a calefação e refrigeração centrais, e as demais partes comuns, inclusive o acesso ao logradouro público, são utilizados em comum pelos condôminos, não podendo ser alienados separadamente, ou divididos.
(…)
Art. 1.348. Compete ao síndico:
(…)
V – diligenciar a conservação e a guarda das partes comuns e zelar pela prestação dos serviços que interessem aos possuidores;