Tubulação de Gás

Tubulação de Gás é:

Tubulação de gás canos de cobreO conjunto de redes de canos responsáveis pelo abastecimento de gás em prédios, condomínios e industrias e outros segmentos formando uma instalação de gás. O material mais usado e mais indicado pelas normas da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas na tubulação de gás é o cobre pois é o que mais se adequá as condições de temperatura, pressão e altura do edifício, além da estrutura da rede de tubulação de gás e das características arquitetônicas da edificação. A quantidade de conexões na tubulação de gás, as características da mão de obra de instalação e a oferta de suporte técnico também são pontos positivos do material

A tubulação de gás com canos de cobre rígido são com certeza as mais usadas em redes de gás. Pois ela atende todas as pressões e estão disponíveis em diversos diâmetros alem de ser muito resistente. Porem exigem mão de obra especializada para a execução das conexões.

É imprescindível e de total responsabilidade do condomínio realizar testes periódicos na tubulação de gás do prédio ou condomínio. Existem vários processos de manutenção preventiva e de recuperação de tubulação de gás em estados de deterioração, a Aplitec realiza os principais:

Manutenção e Recuperação com Resina em Tubulação de Gás

manutenção preventiva de tubulação de gás

Manutenção Preventiva

É muito importante para a segurança dos usuários, que a instalação de gás tenha avaliação de um profissional, pois o ...

Saiba Mais
Desobstrução de tubulação de gás

Desobstrução de Tubulação de Gás

A Chama do fogão está baixa? O Chuveiro não está mais aquecendo como antes? Pode ser obstrução na tubulação de ...

Saiba Mais

Dicas de Segurança e Legislação:

O tubo de cobre é utilizado em vários serviços: água potável, aquecimento, gás, gases medicinais, sistemas de energia solar, extintores de incêndio, sistemas de ar condicionado. Ele atende aos requisitos de segurança em uma ampla gama incomparável de temperaturas e pressões.

Reciclável: Em casos de demolição ou renovação, tubos de cobre podem ser 100% reciclados sem perda de desempenho; assim, o volume de resíduos em aterros não é aumentado e os recursos das minas não são mais explorados.

Tubos de cobre para gás podem ser colocados em quase toda parte: interior e exterior, incorporado, no solo ou em estruturas dedicadas, porque é capaz de cumprir os requisitos de segurança para este tipo de instalação. O metal vermelho não é permeável a gases e ar, de forma que nenhum vazamento (Saiba mais sobre vazamentos clicando aqui ) ou contaminação de fora é possível; oxigênio, raios UV e temperatura não diminuem suas propriedades mecânicas.

Instalações de gás – Check Up Predial

Mantenha produtos inflamáveis longe dos aquecedores a gás

Verificar se existem instalações elétricas próximas das instalações de gás, sem estarem protegidas

Certificar-se de que todos os equipamentos a gás tenham uma válvula em local de fácil acesso

Em caso de reforma, não modifique o ambiente onde foram instalados os equipamentos a gás. Oriente o encanador ou pedreiro sobre a existência e cuidados com a tubulação de gás.

Art. 1.331. Pode haver, em edificações, partes que são propriedade exclusiva, e partes que são propriedade comum dos condôminos.

(…)

§ 2º O solo, a estrutura do prédio, o telhado, a rede geral de distribuição de água, esgoto, gás e eletricidade, a calefação e refrigeração centrais, e as demais partes comuns, inclusive o acesso ao logradouro público, são utilizados em comum pelos condôminos, não podendo ser alienados separadamente, ou divididos.

(…)

Art. 1.348. Compete ao síndico:

(…)

V – diligenciar a conservação e a guarda das partes comuns e zelar pela prestação dos serviços que interessem aos possuidores;