instalações de gás canalizado Curiosidades e Perigos

Chamado de gás natural o gás canalizado é um dos produtos menos  tóxicos e mais seguros feitos em tubulações de prédios e comércios. Esse tipo de instalação deve ser feita somente por uma equipe especializada e com referencias, pois não podemos descartar riscos porque o gás natural canalizado não tem odor nenhum. Para detectar um vazamento é aplicado um odorizante no local para estimular cheiro. O gás canalizado é mais leve que o ar, por isso em casos de vazamento o mesmo se dissipa e minimiza rapidamente os riscos de acidentes graves. Saiba mais
O que pode acontecer no caso de um vazamento de gás natural é o deslocamento do ar existente no ambiente, deixando-o pobre em oxigênio.

gás canalizado

Após realizada as instalações de gás canalizado, antes do uso do gás natural, o técnico deve informar a você todos os procedimentos a serem tomados em eventuais problemas de simples solução, mas fique atento para sempre chamar ajuda especializada em casos de problemas mais graves como por exemplo vazamentos de gás

 

Existem erros comuns nesse tipo de instalação, vamos listar dois erros.
– 1 A central de gás LP deve ficar afastada 1,5 metros de ralos, pois como o gás LP é mais denso que o ar, no caso de vazamento poderá ocorrer confinamento.
-2 As centrais de gás devem ficar afastada 1,5 metro de portas e janelas.

Curiosidades sobre gás natural

Preço

O preço do gás natural pode ser menor do que o gás glp de botijão, porem em caso de precisar de  uma manutenção, pode gerar altos custos com reformas e substituição de tubulação de gás.

Características

– A chama do gás natural é azul, que é produzida em razão da combustão completa, ou seja, reação total com o oxigênio.
– A chama do fogão precisa estar sempre limpa para que possa passar o gás sem nenhum atrito.
– No caso de higienização da mangueira flexível sempre utilize detergente neutro e um paninho de algodão, nunca utilizar esponjas para limpeza pois pode danificar a mangueira.

tubulação de gás

Composição Quimica

Gás natural definição: A Composição do gás natural pode variar bastante, o gás metano é o principal componente, hidrocarbonetos leves podendo conter também outros gases em menores proporções. Apresenta baixos teores de dióxido de carbono, compostos de enxofre, água, nitrogênio a composição pode variar a partir do reservatório onde o gás é encontrado.
Veja a baixo:

Composição Química aprox. (% vol) do Gás Natural 
Metano CH4 86.5%
Etano C2H6 9.4%
Azoto N2 0.3%
Propano C3H8 2.6%
Butano C4H10 1.1%
Pentano C5H12 0.1%

O gás natural precisa passar por algum tratamento?

É feito a retirada de impurezas do gás, vapor de água e compostos de enxofre etc. Evitando assim a condensação de frações mais pesadas no decorrer do transporte via gasoduto, e minimizar os efeitos corrosivos nas tubulações.

Deixe seu comentário