Gás Vazando o que Fazer?

Você sabe o que fazer se você sentir cheiro de gás em algum lugar? Nesse artigo iremos detalhar como você deve agir em uma situação de risco como essa. Primeiramente vamos apresentar aqui algumas características de cada tipo de gás para você saber com o que está lidando. Para chamar uma empresa capaz de localizar vazamento de gás clique aqui

Instalação de gás de cozinha

Toda instalação de gás de cozinha é composta por uma tubulação de gás com canos geralmente de cobre, uma mangueira de gás que a conecta ao equipamento que é abastecido com o gás, como fogão e coocktop. Ou ela pode conter apenas um bujão de gás com a mangueira de gás sendo conectada ao equipamento. Na rede de gás encanada, encontramo o  gás natural, que é mais leve que o ar, e tende a não se acumular em ambientes arejados, já no bujão, temos o gás GLP, que é mais pesado que o ar e tende a ficar acumulado em um ambiente.

Que riscos oferece um vazamento de gás

1 – Explosão: Caso ocorra um vazamento de gás sem que ninguém perceba, o gás irá se acumular no ambiente e se algum interruptor ou aparelho elétrico gerar uma simples faísca, isso irá ocasionar imediatamente em uma séria explosão.

2 – Asfixia: Se o vazamento ocorrer em um lugar com pouca passagem de ar e o gás se acumular em um momento em que a pessoa estiver dormindo ou inconsciente por algum motivo, sem poder sentir o cheiro de gás, isso pode levar a asfixia, pois não terá oxigênio suficiente no ambiente para respirar.

3 – Intoxicação: Alem de poder ficar sem oxigênio, caso a pessoa inale uma grande quantidade de gás, pode ter sequelas e complicações posteriormente.

4 – Vidas em risco: Caso ocorra um vazamento seguido de explosão em condomínio ou um prédio onde residem muitos indivíduos, o resultado seria uma grande fatalidade.

5 – Prejuízos: O menor dos riscos seria diante de um pequeno vazamento como o do pinga pinga de uma torneira, ocorrendo um aumento na conta do gás.

Como saber se o gás está vazando

Felizmente, existem alguns métodos que podem detectar um vazamento antes que ele possa causar qualquer males as pessoas que estiverem no ambiente. Porem existem forma distintas para cada tipo de instalação de gás, a natural e a glp com o bujão.

Na tubulação de gás

– Avaliação Profissional: É muito importante realizar periodicamente a inspeção e avaliação de toda a estrutura da rede de canos que compõem a rede de gás, feita por um engenheiro ou técnico especializado, verificando se existem sinais de corrosão, desgaste ou mal encaixe nos canos. Alem de verificar também todos o elementos da rede como o relógio, a mangueira, os conectores e as válvulas de acionamento.

– Teste de Estanqueidade: Geralmente é realizado por um profissional bem capacitado com um equipamento que faz a pressurização da tubulação de gás com ar comprimido e então com a avaliação da pressão, se pode determinar se existe ou não algum vazamento.

Teste de Estanqueidade

– Equipamento Eletrônico: É um aparelho chamado de GEOFONE capaz de detectar a presença de moléculas de gás hidrogênio que é injetada na tubulação onde se suspeita haver vazamento. Este gás que inexiste no ambiente em sua forma livre é detectado pelo equipamento que indica onde está a maior concentração dele que, no caso, é o local do vazamento. Com esta forma de trabalho, este equipamento independe do ruído provocado pelo vazamento, isto é, permite que seja utilizado em tubulações com ou sem pressão e em qualquer horário. É ideal para detectar pequenos vazamentos em residências, paredes, linhas de alimentação de piscinas, etc.

Geofone

No Bujão de gás

– Teste da esponja: Em uma instalação de gás residencial onde existe apenas um bujão de gás, pode ser feito esse teste da seguinte maneira: Primeiro pegue uma esponja e aplique detergente e água, depois aperte e esfregue ela até formar bastante espuma. Agora passe a espuma onde existe a conexão da mangueira de gás entre o bujão de gás e do fogão. Se a espuma for assoprada, significa que naquele ponto existe vazamento.

Teste da Esponja

Esperamos ter sanado todas as suas duvidas sobre oque fazer e como evitar um vazamento de gás, se você gostou comente e leia mais de nossos artigos.